BLOG VASAP, Dicas de Cultivo

Hábitos para ter uma casa mais sustentável

Sustentabilidade, consumo consciente e reciclagem são termos mais do que conhecidos pelas pessoas que vivem na era atual, já que não existe mais um enorme tabu rondando eles. 

Só que você sabia que além do que é visto nas propagandas, o consumo consciente e sustentável pode ser facilmente aplicável na sua casa, em aspectos simples como tirar algo da tomada, e até mesmo na decoração e design dela?

Independente da sua sua resposta, basta continuar a leitura para saber exatamente o que fazer para que a sua casa se torne mais sustentável, e assim você passar a contribuir para a preservação do planeta!

8 Hábitos VALIOSOS para ter uma casa mais sustentável (o 7º é ignorado pela maioria das pessoas)

1. Tenha plantas

As plantas não são apenas uma excelente opção de decoração e design de ambientes, como ajudam muito para um bom consumo consciente, principalmente de energia.

Elas auxiliam principalmente para que a temperatura da casa fique mais amena, te fazendo economizar no ar condicionado, ventilador e umidificador.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, o artigo sobre plantas ornamentais para apartamentos é leitura obrigatória.

2. Tire os itens da tomada

Parece besteira, mas a maioria dos produtos eletroeletrônicos produzidos no Brasil gastam bastante energia quando ligados na tomada sem uso.

Sabe o microondas, o videogame, a televisão, e tantos outros itens? Se não estiver usando, tire da tomada! 

Assim você fará um consumo mais consciente dos itens, e ainda vai economizar na conta de energia.

3. Sabe a geladeira?

Essa a gente não pode desligar. Porém, ela precisa estar bem posicionada para que não gaste mais energia do que o necessário.

Se você não entendeu, deixa que eu te explique logo abaixo:

  • Não deixe ela perto do fogão ou forno. Fontes de calor fazem ela aumentar o consumo de energia.
  • Coloque em locais que não tenham muita luz natural, para que assim elas não aqueçam externamente e assim consumam mais.

 

São atitudes pequenas, mas apenas com elas você e sua geladeira já irão fazer um consumo mais consciente de energia.

4. Recicle

Recicle de verdade! Limpe as embalagens, separe elas adequadamente, e descarte da maneira apropriada para que elas sejam plenamente bem utilizadas.

Sabe os resíduos de alimento? Composte eles, para assim adubar naturalmente as plantas que você vai usar na decoração.

Você pode ir além…Transforme aquele seu móvel velho em um novo, reuse roupas e acessórios, transformando em outros itens, enfim, tudo o que puder ser reaproveitado, reaproveite.

Você pode, inclusive, reciclar ainda na decoração.

Canecas velhas podem virar porta treco ou vasinhos de planta. Panelas também podem receber as plantas, trazendo um design único para a sua casa.

Grande parte da temática do consumo consciente e da sustentabilidade é usar o que você já tem em casa para atender às suas necessidades. Dito isso, use sua criatividade e assim conquiste um design exclusivo para o seu lar.

5. Use mais o ventilador

Eu sei, está cada vez mais quente, e o ar condicionado ajuda muito para amenizar o calor.

Só que o uso constante dele também contribui muito para o aquecimento global, e consequentemente o aumento das temperaturas, te fazendo usar ainda mais o ar condicionado. Um ciclo vicioso e quase sem fim!

Quase, porque existem alternativas.

As plantas, que já citei acima, e também o ventilador, que gasta bem menos energia. Então, sempre que possível, use o ventilador, deixando o ar condicionado para aqueles dias em que o calor estiver realmente forte.

6. Use a água da lava roupas

Essa dica é velha, mas muito boa e essencial para economizar esse bem tão precioso, que é a água.

Use um galão ou outros itens para receber a água da lavadora de roupas, e aí aproveite essa água para lavar ambientes externos, ou mesmo encher a caixa da descarga de casa.

Você economiza dinheiro (pois água está cada vez mais cara), e ainda age com sustentabilidade na sua casa, ajudando o meio ambiente.

7. O mercado é perigoso

O motivo é claro: Plástico, muito plástico! 

Importante, pensando na sustentabilidade, que você evite ao máximo aquele monte de embalagens. 

Se houver opção, pegue as frutas e vegetais sem o saquinho. Escolha os itens com embalagens de papel, e é claro, evite as sacolinhas.

O que não der para evitar, lembre-se de limpar e colocar para reciclar, para que tudo seja aproveitado.

Claro, se possível, compre alguns itens em mercados a granel, onde você pode levar os próprios potes, principalmente os de vidro. Esses locais parecem caros, mas não são, e neles você evita ter que trazer muitas embalagens para casa.

Além disso, é bacana dizer que os potes de vidro ficam lindos na cozinha, e deixam o design e a decoração do ambiente ainda mais chamativos e aconchegantes.

8. Cuidado com as roupas

E também outros itens da moda, como sapatos, acessórios diversos, roupas de cama, mesa e banho, enfim.

Esses produtos, principalmente os atuais, são de baixa qualidade, estragam fácil, além do que são em sua maioria fruto de trabalho forçado.

O que fazer então? 

Faça um real consumo consciente desses itens, pensando bem se necessita mesmo deles ou não, e dependendo do que for comprar, invista naqueles que tenham maior qualidade, pois eles irão durar muito mais.

E é claro, não descarte os famosos brechós. Vários deles possuem ótimos produtos a bons preços, com itens que podem renovar o seu guarda roupas.

Consumo consciente envolve pensar no presente, passado e futuro!

Com isso, você acaba compreendendo o quanto suas ações envolvendo suas compras pessoais ou para sua casa interferem no meio em que vivemos.

E sabe o que é mais interessante? Com a compreensão, você passa a avaliar mais – e muito melhor – sobre a real necessidade do que compra e consome, ajudando para que algumas coisas possam ser melhoradas na Terra.

Neste processo de compreensão e avaliação, faça o máximo para adquirir produtos de empresas que tratam a sustentabilidade como prioridade, e que você tenha certeza que 100% dos produtos são feitos com matéria-prima reciclada, como orgulhosamente é o nosso caso

Antes de ir embora, dê uma olhadinha nos nossos produtos, eles são pensados para compor decorações lindas que não prejudicam em nada o nosso planeta!