DEFINIÇÃO de CACHEPOT
O termo cachepot vem do francês cache que significa “esconderijo” e pot que significa “vaso”. Ou seja, é originalmente um recipiente feito para se colocar (esconder) um vaso dentro.
DIFERENÇA PRÁTICA
A diferença prática entre um vaso e um cachepot é que o primeiro possui um furo no fundo de seu recipiente para que a água saia, já o segundo tem seu fundo fechado.
POSSO PLANTAR EM UM CACHEPOT?
Teoricamente o cachepot não foi feito para plantar, pois ele não tem furo para a água sair e isso vai fazer com que as raízes de sua planta apodreçam com o passar do tempo.
O uso correto do cachepot é assim: plante sua muda num vaso plástico e depois esconda esse vaso num cachepot bem bonito. De tempos em tempos tire o seu vaso plástico de dentro do cachepot para retirar o excesso de água existente no fundo.
Mas isso não quer dizer que a gente obedece!!!
Eu mesma, vira e mexe, planto num cachepot. Sabe porque? Como eles não tem furo no fundo, eu tenho certeza que não vão manchar móveis nem pisos. E como muitas vezes os cachepots são pequenos, se eu tiver que plantar num vaso plástico, para depois colocar no cachepot… pobre da plantinha… vai ficar com menos espaço ainda.
Então, a resposta é SIM!!!! Pode plantar no cachepot, eu deixo!!!! Eu faço, né, quem sou eu pra dizer que não? Kkkk
Mas tem que prestar muita atenção em 2 pontos:
1 – CAMADA DE DRENAGEM
Ela tem que ser caprichada: bem mais generosa do que você geralmente faz. Ela garante que o excesso de água da rega da planta fique longe de suas raízes, diminuindo assim o risco de apodrecimento.
2 – REGA CONTROLADA
Lembre que a água não tem por onde escapar num cachepot. Ela vai ficar acumulada no fundo! Então diminua a quantidade de água de rega drasticamente! Muito menos do que você colocaria num vaso do mesmo tamanho do seu cachepot.
Quer saber como plantar em um cachepot e entender na prática a diferença entre ele e um vaso? Então confere o vídeo abaixo que explico tudinho!
…
Se tiver duvidas, deixe aqui!!!
